Em sentido mais colectivo Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida imobilização do oponente.
O treino de Taekwondo exige do praticante um elevado respeito pelo instrutor assim como por todos os colegas dentro e fora do ginásio. Com a continuidade das aulas este respeito e esta maneira de estar na vida irá transmitir-se a todas as pessoas em seu redor.
Um dos objectivos do Taekwondo é eliminar a luta desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, na justiça, na moralidade e na fé, ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico.
Estamos, assim, perante uma modalidade de fortes princípios educacionais, o que só por si justifica que os jovens se dediquem à sua prática desde tenra idade. É, em suma, uma modalidade que potencia e sublima todas as nossas faculdades humanas.
Princípios do Taekwondo
1. CORTESIA
2. INTEGRIDADE
3. PERSEVERANÇA
4. AUTODOMÍNIO
5. ESPÍRITO INDOMÁVEL
Fonte: http://olimpiadas2008.blogspot.com/