O Squash é um desporto não muito antigo que surgiu no início do século XIX. A História conta que começou a ser praticado pelos reclusos da prisão Inglesa de Fleet Debtors, jogo ao qual chamavam de "Rackets". Os reclusos usavam paus e bastões em vez de raquetes e uma bola de borracha que batiam contra os muros da prisão.
O desporto foi levado para fora da prisão e começou a ser conhecido como "Game of Rackets", tendo depois mudado o seu nome para"Squash Rackets" devido á bola que era utilizada, mais macia, mole e com pouco ressalto. Com o passar do tempo o Squash foi sofrendo modificações e o nome de "Rackets" foi retirado tendo ficado a ser conhecido como é hoje, o Squash, e que tão bem se adaptou á vida moderna.
Alguns historiadores defendem que o Squash teve o seu início como sendo uma adaptação do Ténis, antigamente conhecido como "Jeu du Pomme".
Ainda hoje é praticado um jogo de indoor que, para o espectador, é uma mistura óbvia do Squash com Ténis.
Cerca de 15 milhões de pessoas jogam Squash em todo o mundo, sendo o desporto praticado em 112 Nações, das quais a Inglaterra e o Paquistão dominaram
o panorama competitivo na maior parte dos últimos 40 anos. Actualmente, os Escoceses, Australianos e Canadianos já se encontram entre os melhores do
Mundo, ultrapassando os Paquistaneses, que não conseguiram se adaptar ás novas exigências técnicas e tecnológias essenciais para o desenvolvimento de um atleta de alta competição.
O segredo do crescimento é um só: o Squash adaptou-se perfeitamente ao estilo de vida agitado do mundo moderno por ser um desporto de fácil aprendizagem (a nível amador e recreativo) para homens, mulheres e crianças. Faça chuva, vento ou sol, o court está sempre disponível para ser utilizado.
Ao contrário dos outros países, em Portugal o Squash está associado a praticantes dos grupos empresariais e os preços dos courts (muitos em péssimas condições) e das aulas atingem fasquias elitistas. Apesar de todos os contratempos, felizmente, o número de jogadores em Portugal tem aumentado nos últimos anos.
Fonte: tenisesquash.com