segunda-feira, 21 de abril de 2008

Musculação


A musculação não é uma prática desportiva definida mas sim um complemento desportivo!


A musculação é essencialmente uma forma de desenvolver a capacidade muscular em função de uma determinada prática desportiva, com o fim de originar um acréscimo de resistência, poder e coordenação da contracção/descontracção muscular, para a execução dos movimentos próprios dessa prática, não podendo ser dissociada da mesma.

É bastante importante não confundir musculação com culturismo, porque este último, embora semelhante à musculação pelos meios que utiliza, tem objectivos totalmente diferentes. O objectivo do culturismo consiste em trabalhar determinadas cadeias musculares com o fim de as desenvolver de forma aparente, favorecendo assim o aspecto estético corporal.


A musculação não é uma prática desportiva definida mas sim um complemento desportivo ao qual se recorre em caso de necessidade e que deve ser adaptado em função da morfologia do praticante e do desporto praticado visando obter um melhor rendimento físico do mesmo. A sessão de musculação, no caso específico das artes marciais, em que a repetição dos movimentos requer força, velocidade e resistência, deverá ser organizada de forma a favorecer o trabalho dinâmico, tendo sempre atenção para manter o equilíbrio da relação força/velocidade, que tem um papel capital na execução de todos os nossos movimentos. Para isso, é necessário que a coordenação muscular seja perfeita, pelo que, nenhuma cadeia muscular deve ser excessivamente desenvolvida em detrimento de outras.


A forma de base é a musculação natural: flexões de braços, abdominais, barra fixa, etc. São os exercícios básicos que fazem parte integrante de qualquer treino desportivo pelo que devem ser feitos regularmente e repetidos constantemente.


No início, o praticante deverá evitar o trabalho de musculação com cargas, a fim de evitar uma hipertrofia excessiva (retracção da massa muscular causada pelo endurecimento das novas fibras musculares), em virtude do Full-Contact ser um desporto de combate que obriga o praticante a trabalhar muito em extensão e não em contracção. Mais tarde, em caso de necessidade, pode-se começar a trabalhar com cargas ligeiras, aumentando-as gradualmente à medida que o tempo for passando, nunca perdendo de vista o objectivo pretendido. Podem-se executar duas ou três sessões de musculação (com cargas) por semana; o peso das cargas dependerá da morfologia do indivíduo e do objectivo visado.


Para as séries rápidas, que nos interessam particularmente, não deverá exceder 40% do peso do praticante. Assim, se pesar 70, trabalhará com uma carga máxima de 30kg.


Fonte: http://www.dragonwill.com/muscul_fin.html

Sem comentários: