quinta-feira, 1 de maio de 2008

Corfebol

O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringball.

Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928.
Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da IKF. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, começando pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e Austrália. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Actualmente os países de Língua Portuguesa que praticam Corfebol são Portugal e Brasil.

Regras:

As equipas de corfebol são constituídas por 8 elementos: 4 rapazes (2 à defesa e 2 ao ataque) e 4 raparigas (2 à defesa e 2 ao ataque). Os jogos duram 60 minutos, mas são divididos em duas partes, cada uma de 30 minutos. Os jogos são arbitrados por apenas 1 árbitro. O campo é rectangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. O início e o reinício do jogo são feitos no meio-campo. Cada cesto vale um ponto.

É proibido:

-Tocar a bola com a perna ou com o pé ou com o joelho;

-Bater a bola com o punho ou com o pé ;

-Bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro;-Correr ou andar com a bola ou driblar;

-Lançar de uma posição defensiva;

-Lançar de uma posição defendida: entre o atacante e o cesto; de frente para o atacante; com o braço levantado à distância de um braço.


Fonte: http://soleanoitecer.no.sapo.pt/desporto/corfebol.htm

Sem comentários: